Buscar

Câmara de Nova Andradina toma providências para garantir a retirada de fios soltos das ruas

Cb image default
Imagem: CMNA

Preocupada com os riscos à segurança pública e a integridade física da população, a Câmara Municipal de Nova Andradina tem intensificado suas ações para resolver o problema dos fios soltos nas vias públicas da cidade. A situação, que já dura anos, foi discutida em uma reunião realizada na manhã desta terça-feira, 25 de março, no plenário Sidney Sanches.

A iniciativa do encontro partiu da Comissão de Eficácia Legislativa da Câmara Municipal, composta pelas vereadoras Gabriela Delgado (presidente), Márcia Lobo (relatora), Wilson Almeida (membro), e dos autores da Lei 1705/2022, que regula a organização, manutenção e a retirada dos fios soltos.

Também estiveram na reunião vereadores, representantes do Executivo e da Energisa, com o objetivo de encontrar uma solução urgente para a retirada de fios de energia elétrica, telefonia e internet que estão caídos ou soltos nas ruas, colocando em risco a segurança dos cidadãos.

Após a discussão da problemática ficou definido que a Secretaria de Serviços Públicos (Semusp) ficará encarregada de mapear as áreas da cidade onde há fios soltos.

A partir desse mapeamento, as 12 empresas que operam no setor de telefonia, internet e energia elétrica serão convocadas para uma reunião. Na ocasião, elas serão informadas sobre a legislação e a necessidade urgente de retirar os fios em desuso das vias públicas, de forma imediata.

Para facilitar a participação da população, foi disponibilizado um canal de denúncias via WhatsApp, no número 98427-8060. Através dessa plataforma, os moradores poderão informar sobre locais específicos onde existem fios soltos, contribuindo com a identificação das áreas mais afetadas.

Durante a reunião, também ficou estabelecido que será concedido um prazo para que as empresas removam os fios em desuso. Caso as empresas não cumpram com a exigência dentro do tempo estipulado, serão notificadas e poderão ser multadas, conforme previsto pela legislação.

A presidente da Comissão de Eficácia Legislativa, vereadora Gabriela Delgado afirmou que a reunião foi positiva, na medida em que avançou na solução deste problema de forma definitiva. “Estamos confiantes que com o empenho de todos os envolvidos, vamos retirar das ruas esses fios e cabos sem utilidade, que atrapalham o trânsito e põe em risco a vida das pessoas”, destacou.

Presença das Autoridades

Além da participação ativa da presidente da Comissão de Eficácia Legislativa, Gabriela Delgado, e da relatora da Comissão, Márcia Lobo, ambas vereadoras, do vereador Josenildo Ceará (também autor da lei citada), também estiveram presentes, os vereadores Quemuel de Alencar e Dito Machado, e os advogados da Casa de Leis, Walter Bernegozzi Júnior e Fernando Mitsunaga.

Do Executivo municipal, participaram o procurador geral do município, Daniel Bastos, o secretário Raphael Perpétuo, o gestor de serviços da Semusp, Joeder Taveira, e o fiscal de posturas, Lúcio Tolentino. A Energisa foi representada pelos supervisores Bruno Camargo e Emerson Seixas, pelo coordenador de operação, Diego Souza Silva, e pela gestora do poder público, Monike Chaves.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.