A Carreta da Justiça, unidade móvel do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, prestou atendimento no município de Taquarussu nos dias 17 e 18 de outubro. Os trabalhos foram coordenados pelo juiz Luciano Pedro Beladelli.
Ao longo dos dois dias foram atendidas 247 pessoas. O serviço mais procurado foi o reconhecimento da união estável e sua conversão em casamento com 23 atendimentos. Foram realizados 4 divórcios, 3 ações de alimentos, 2 exonerações de alimentos, uma dissolução de união estável, uma ação de cobrança e uma investigação de paternidade. A Defensoria Pública registrou 61 atendimentos. Ao todo, foram abertas 35 ações e 150 pessoas buscaram orientações diversas como consultas e informações.
Diversos serviços judiciais são oferecidos de forma gratuita à população pela Carreta da Justiça, como esclarecimentos jurídicos, acordos de pensão alimentícia, cobrança, guarda, divórcio, reconhecimento de união estável, reconhecimento de paternidade, entre outros.
“Neste projeto levamos recursos e serviços judiciários a comunidades que, muitas vezes, se sentem distantes da Justiça. Esta é uma iniciativa que visa diminuir as barreiras que podem existir entre a população e o sistema judiciário. Nosso objetivo é garantir que todos, independentemente de sua condição social, tenham a oportunidade de conhecer e reivindicar os seus direitos”, explicou o juiz Luciano Beladelli.
A próxima rodada de atendimentos da Carreta acontece em novembro: nos dias 18 e 19 a Carreta chega a Jateí e nos dias 21 e 22 de novembro em Vicentina. Os atendimentos devem ser pré-agendados pelo Whattsapp (67) 98462-8249.
Mais informações clique aqui.
Saiba mais – A Carreta da Justiça funciona com unidade estruturada em veículo devidamente adaptado e equipado, destinado a atender as comarcas de primeira entrância não efetivamente instaladas (municípios), distritos e povoados, assim como atuar em mutirões processuais, inclusive Tribunal do Júri.
A Carreta da Justiça tem jurisdição em todo o Estado e possui competência para apreciar e julgar todas as ações de natureza cível, criminal e juizados especiais distribuídas durante os itinerários. A iniciativa, apoiada integralmente pelo presidente do Tribunal, Des. Sérgio Fernandes Martins, tem obtido êxito em levar cidadania às comunidades afastadas e aproximar a justiça dos cidadãos socioeconomicamente vulneráveis.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.