Buscar

Católicos de Batayporã preparam tradicional Missa em Honra a Santa Luzia nesta sexta-feira (13)

Cb image default
Missa em Honra a Santa Luzia sempre atrai centenas de fiéis - Imagem: Acácio Gomes / Arquivo / Nova News

Neste mês de dezembro celebra-se Santa Luzia, também chamada de Santa Lúcia, uma das figuras mais queridas entre os fiéis católicos e, por este motivo, a comunidade de Batayporã, que conta com uma capela dedicada a ela, realiza uma programação especial durante essa semana, tendo como destaque a Missa em Honra a Santa Luzia, na sexta-feira (13), a partir das 19h.

Nesta terça (10), quarta (11), às 19h, e quinta (12), às 18h, ocorre o tríduo, na Capela Santa Luzia, localizada na Vila Militar.

Já na sexta-feira (13), data em que a Igreja Católica celebra oficialmente a memória da santa, que é virgem e mártir, haverá missa às 19h, também na capela, com a tradicional bênção dos olhos, já que Santa Luzia é invocada como intercessora na proteção contra os males da visão.

Cb image default
Celebração ocorre na capela que leva o nome da santa, na Vila Militar, em Batayporã - Imagem: Acácio Gomes / Arquivo / Nova News

História

Nascida por volta do ano 283, na Itália, Luzia pertencia a uma família rica, que lhe deu ótima formação cristã, ao ponto de Luzia ter feito um voto de viver virgem para sempre por amor a Deus.

Um jovem que queria casa-se com ela, ao ser rejeitado, decidiu denunciá-la ao imperador Diocleciano que, naquela época, promovia uma grande perseguição aos cristãos.

Como Luzia se recusava a abandonar a fé, os carrascos jogaram sobre seu corpo resina e azeite ferventes, mas, ela continuava viva. Ela também teve os olhos vazados e morreu após sofrer um golpe de espada na garganta. Seu martírio ocorreu em 304, quando ela tinha cerca de 21 anos de idade.

Em 1.894 o martírio da jovem Luzia, foi devidamente confirmado, quando se descobriu uma inscrição em grego antigo sobre o seu sepulcro, em Siracusa, Ilha da Sicília. A mensagem trazia o nome da mártir e confirmava a tradição oral cristã sobre sua morte.

Cb image default
O corpo de Santa Luzia permanece exposto até os dias atuais em Veneza, na Itália. Seu rosto é protegido por uma máscara de prata - Imagem: Reprodução / Site Santuario di Lucia

Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.

Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde que previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.