Após um acidente, ocorrido no dia 27 de novembro, quando bateu em uma árvore, a viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Nova Andradina está sem operação há mais de 10 dias.
Conforme apurado pelo Nova News, no sábado (27/11), a viatura foi estacionada em frente a uma unidade hospitalar da cidade, sendo que, devido a um suposto problema no freio de mão, o veículo acabou entrando em movimento, atingindo uma árvore, o que causou danos na parte frontal.
Na segunda-feira (29/11), foi feito o registro de um boletim de ocorrência e acionada a seguradora, para que as devidas providências com relação aos reparos necessários fossem viabilizadas.
Ocorre que, segundo o município, até o momento não teria ocorrido a realização da perícia por parte da seguradora, sendo que, a orientação da Secretaria Municipal de Saúde é de que o veículo, embora tenha plenas condições de rodar, não seja utilizado antes da vistoria para que a cobertura pelo seguro não seja comprometida.
Segundo a coordenação local do SAMU, em caso de acionamento do serviço pelo 192, o cidadão será orientado sobre os procedimentos cabíveis a cada caso e, em caso de necessidade, é feito acionamento do Corpo de Bombeiros Militar.
Aproveitando a oportunidade, coordenação local ressalta que não é atribuição do SAMU e nem do Corpo de Bombeiros Militar o transporte de pacientes para consultas, realização de curativos e demais procedimentos que não sejam caracterizados como urgência ou emergência e que para estas finalidades há o serviço de transporte da Secretaria de Saúde.
A Regional do SAMU em Dourados, onde fica a Central de Regulação do 192, confirmou ao Nova News a situação relativa à viatura. “A informação que recebemos é que a ambulância, mesmo batida, está em condições de atender, ou seja, trafegar na cidade, no entanto, a prefeitura local não permite a rodagem da viatura sem a avaliação do seguro. Até o momento a seguradora não fez a avaliação”.
Por sua vez, também procurada pelo Nova News, a Coordenadoria Geral de Comunicação (Cogecom) da Prefeitura de Nova Andradina também se pronunciou.
“Após contato com o SAMU e a Secretaria Municipal de Saúde, a Cogecom informa que a viatura do Samu não está operando desde o dia 27 de novembro, quando foi envolvida em um sinistro. Foi acionada a seguradora do veículo. No momento, estamos aguardando a vistoria e, posterior, conserto da viatura avariada. A população que precisar dos serviços do SAMU pode ligar no 192, que os profissionais vão dar a orientação para um melhor atendimento e, se houver necessidade de envio de uma ambulância, solicitará o suporte do Corpo de Bombeiros”.
Aviso
A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.
Entre em contato com o Nova News
Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.