Na tarde desta sexta-feira (26), a empresa Torres Oliveira Arquitetura e Construções Ltda, responsável pela execução da obra da clínica de hemodiálise da Associação Qualivida, em Nova Andradina, emitiu uma nova nota pública, trazendo mais detalhes sobre o desabamento ocorrido no dia 22. A nota, na íntegra, está disponível clicando aqui.
Conforme o documento, os danos causados à obra, localizada na esquina das ruas Sete de Setembro e Elizabeth Rubiano, anexa ao Hospital Cassems, foram mínimos e não comprometem o andamento da construção que, em decorrência dos fatos, deverá ter um atraso no prazo de conclusão de apenas duas semanas, com previsão de entrega para o início de março de 2025.
Andamento da obra
Segundo a nota da construtora, a obra da clínica de hemodiálise conta com área total de 796 metros quadrados e teve início em janeiro de 2024, sendo que, até o dia do incidente (22/07/2024), execução estava em 30% do total.
Pela nota, até aquele momento já haviam sido concluídas as etapas de instalação de canteiro de obra e ligações provisórias; locação de obra; concretagem de estacas; escavação manual de blocos, armaduras, formas e concretagem; escavação manual de valas, armaduras, formas e concretagem de viga baldrame; impermeabilização de vigas baldrame; alvenaria, vergas e contravergas – pavimento térreo; formas, armaduras e concretagem de pilares térreos; formas de vigas, montagem, escoramento de lajes, armaduras e laje térreo; formas de vigas montagem e escoramento de lajes e armadura de vigas térreas; passagem de tubulação elétrica e hidráulica em laje e pavimento térreo.
O incidente
A empresa Torres Oliveira Arquitetura e Construções Ltda informou que no dia 22/07/2024, quando da concretagem das formas das vigas, parte da caixaria, que representa uma pequena fração da obra, cedeu e caiu, incidente que se deu em razão da movimentação de algumas escoras de sustentação.
Perdas foram mínimas
“Importante esclarecer que devido ao incidente perdemos apenas 5% do serviço de execução de formas para concretagem de vigas e lajes, pelo que 95% permanecem intactos”, afirma a construtora.
Estrutura preservada
A empresa ressalta ainda que a parte da obra já executada não teve nenhum tipo de comprometimento estrutural, comprovado em laudo técnico feito por engenheiros especialista em estruturas.
Vítima se recupera bem
“Quando da ocorrência do incidente um dos empregados da empresa fornecedora da bomba de lançamento de concreto sofreu entorse no tornozelo em razão de queda. Ele foi levado ao hospital, medicado e teve alta médica no mesmo dia”, afirma a construtora.
Associação Qualivida não terá prejuízos
A Torres Oliveira Arquitetura e Construções Ltda informa que se responsabilizará exclusivamente pelos danos ocorridos na obra, com reposição dos materiais e serviços prejudicados, sendo que, a Associação Qualivida não terá qualquer prejuízo financeiro decorrente do incidente.
Reinício das obras
Ao Nova News, o responsável pela construtora, Antônio Marco Torres Oliveira, disse que as obras devem ser reiniciadas na segunda-feira (29), com total tranquilidade.
“Reforçamos nosso compromisso com a qualidade na execução dos serviços, a segurança e o bem-estar dos empregados, parceiros e da sociedade de Nova Andradina e região, que anseia pelo funcionamento da clínica de hemodiálise”, finaliza a nota.
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.
Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde que previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.