Nos últimos dias, o Nova News relatou o drama de um paciente que estava internado no Hospital Regional (HR) de Nova Andradina após um acidente de trabalho. Ele não conseguia vaga para atendimento com neurologista. A transferência foi negada pela Central de Regulação de Dourados, que alegava falta de leito, porém, graças a uma doação, o homem, enfim, conseguiu ser atendido por um neurologista particular.
Conforme havia sido noticiado pelo Nova News, Elizeu Vieira, de 49 anos, foi vítima de uma queda em seu local de trabalho no último dia 06 de novembro, sendo socorrido até o HR de Nova Andradina, onde foi prontamente atendido, recebendo os devidos cuidados de forma imediata.
Durante os atendimentos no HR, a equipe médica concluiu que o paciente deveria passar por um neurologista para que este profissional da saúde pudesse avaliar Elizeu e diagnosticá-lo do ponto de vista de sua especialidade, até mesmo para evitar a ocorrência de possíveis sequelas.
O problema é que Elizeu Vieira teve a transferência para atendimento com neurologista negada pela rede pública, que alegou a falta de leito disponível, dado que foi confirmado ao site na terça-feira (12), pelo diretor do HR, Márcio Pegoraro.
Em desespero, a família procurou o Nova News para relatar a situação e pedir providências das autoridades competentes no sentido de que o cidadão tivesse respeitado o seu direito de acesso ao tratamento de saúde, momento em que o site levou a situação a público.
Na mesma data da publicação da matéria, em 13/11/2024, o Nova News enviou questionamentos sobre o caso à assessoria da comunicação da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES-MS) em busca de respostas.
A assessoria da SES-MS disse que o Setor de Regulação de Dourados é que deveria se posicionar e, em contato com o Setor de Regulação, o site recebeu a informação de que seria a SES-MS a responsável por passar uma posição sobre o caso.
Devido à repercussão da matéria, que chegou a ocupar a posição de conteúdo mais visto no Nova News nos últimos dias, a ex-secretária de assistência social e ex-candidata a vereadora, Julliana Ortega, se comoveu com a situação e intercedeu junto ao deputado estadual Zé Teixeira, que viabilizou, por meio de articulação, a consulta com um neurologista de Dourados, de forma particular.
Na quinta-feira (14), Elizeu foi levado de ambulância até Dourados, onde passou por avaliação do neurologista Dr. Luiz Carlos Piva, retornando em seguida para Nova Andradina.
Segundo a família, após passar pelo especialista, o paciente foi classificado como estável, sendo medicado e liberado para seguir com a recuperação em casa. Ele deverá passar por uma tomografia e retornar à consulta com o neurologista dentro de 20 dias e, nesse intervalo, caso ocorra alguma alteração em seu quadro clínico, a orientação é que ele volte ao HR de Nova Andradina.
Mais aliviada, a família agradece a doação da consulta particular, uma vez que, a depender da rede pública, certamente Elizeu ainda estaria na fila de espera.
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.
Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde que previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.