Buscar

Pelo menos três casos de maus-tratos a animais foram registrados em Nova Andradina nesta terça-feira (30)

Cb image default
Imagem: Divulgação / CCZ

Pelo menos três casos de maus-tratos contra animais foram registrados em Nova Andradina nesta terça-feira (30), conforme dados repassados pela coordenação do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ).

Segundo as informações encaminhadas ao Nova News, em um barracão desativado foram resgatadas duas cadelas que estavam no local sem os devidos cuidados, com fome e sede.

Já na Rua André Loyer, foi constatado o abandono de um cachorro doente por ocupantes de um veículo que teria deixado o local em seguida.

Outro caso foi constatado no Bairro Durval Andrade Filho (Morada do Sol), onde um cão havia sido vítima de atropelamento, cujo autor deixou o local sem prestar socorro.

Os animais referentes aos dois primeiros casos foram resgatados e se encontram no CCZ, onde receberam alimento, água e seriam submetidos a avaliação com a veterinária. Já o animal atropelado não resistiu aos ferimentos e morreu.

Todas as situações deverão ser comunicadas às autoridades competentes para a tomada das devidas providências.

Crime

Vale destacar que praticar maus-tratos a animais é crime, conforme a Lei 9.605/1998. São considerados maus-tratos causar ferimentos, mutilações e todo tipo de violência, bem como abandono, falta de água e alimento, ausência de abrigo adequado e de atendimento veterinário.

A Lei 14.064/2020 ampliou a punição para casos envolvendo cães e gatos, com penas que podem alcançar até cinco anos de reclusão, além de multa e proibição da guarda. Se o animal morrer em decorrência dos maus-tratos, a pena pode ser aumentada.

Denúncia

É importante que a população denuncie todos os tipos de maus-tratos contra animais, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte. Para denunciar, o cidadão pode acionar a unidade policial mais próxima, como Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, dentre outras. 

Cb image default
Imagem: Divulgação / CCZ

Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.

Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde que previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.