Pesca abre com projeto de lei do dourado ainda em votação na Assembleia
Pesca abre com projeto de lei do dourado ainda em votação na Assembleia

Peixe da espécie dourado em tanque de aquário (Foto: Divulgação) - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS
Carregando...
Pesca abre com projeto de lei do dourado ainda em votação na Assembleia

Peixe da espécie dourado em tanque de aquário (Foto: Divulgação) - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS
28/02/2024 às 13:46 • Atualizada em 28/02/2024 às 13:49
Apesar dos deputados estaduais correrem contra o tempo para conseguir aprovar o projeto de lei que determina a prorrogação da proibição da pesca do dourado até 31 de março de 2025, a piracema acaba nesta quarta-feira (28).
Ou seja, na prática, até que o projeto seja votado e sancionado como lei, pescadores poderão se eximir de qualquer punição a partir de quinta (29), quando a pesca estará liberada.
Foi aprovada na reunião desta quarta da CCJR(Comissão de Constituição, Justiça e Redação) a Emenda Substitutiva Integral, de autoria do deputado Junior Mochi (MDB) ao Projeto de Lei 364 de 2023, que veda a captura, o embarque, o transporte, a comercialização, o processamento e a industrialização do dourado até o fim do próximo período de defeso.
O texto traz como exceção a modalidade "pesque e solte", o consumo dos pescadores profissionais e os exemplares criados em cativeiro. Mochi assina a mudança do texto original com vários outros parlamentares.
A ideia é usar os próximos 12 meses como período de estudo para pesquisadores do Imasul e Embrapa trazerem dados que comprovem se há ou não a necessidade de prorrogação da proibição da pesca da espécie nos rios do Estado por mais cinco anos.
Durante a primeira votação em regime de urgência, na sessão de hoje, apenas o deputado Neno Razuk (PL) foi contrário ao texto, outros 21 deputados foram favoráveis. A proposta ainda retorna ao plenário amanhã (29) em segunda votação e redação final. Somente após esse rito o projeto é encaminhado ao Executivo para sanção. - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS