Denúncia contra creche particular mobiliza autoridades em Nova Andradina; instituição emite nota comunicando suspensão das atividades

Imagens foram desfocadas para evitar a exposição das crianças - WhatsApp / Nova News
Carregando...

Imagens foram desfocadas para evitar a exposição das crianças - WhatsApp / Nova News
Desde a quinta-feira (17) até este domingo (20), o Nova News recebeu diversas denúncias relacionadas a uma creche particular de Nova Andradina, o Espaço da Tia Lu.
Denúncia principal
Imagens enviadas ao site mostram crianças deitadas no chão, colchão deteriorado e berço quebrado, sugerindo uma possível falta de estrutura adequada no local. Ainda em um dos vídeos, uma cuidadora aparece borrifando um líquido no rosto de uma criança.

Denúncias secundárias
Além de serem enviadas ao Nova News, as imagens também foram publicadas por populares nas redes sociais, gerando grande repercussão no decorrer do fim de semana. Com a divulgação do material pela população, surgiram outras denúncias de possíveis episódios de maus-tratos contra as crianças ocorridos no mesmo espaço.
Apuração jornalística
Tanto no sábado (19) quanto no domingo (20), a equipe do Nova News procurou manter contato com todos os lados envolvidos, recebendo as denúncias de populares, procurando a coordenação do Conselho Tutelar, falando com o delegado de polícia responsável e, também, ouvindo os responsáveis pelo Espaço da Tia Lu.
Manifestação da população
Da parte da população, algumas pessoas se articularam para a realização de uma manifestação neste domingo (20). Desta mobilização, foi emitida uma nota pública, cobrando providências com relação à apuração das denúncias. Confira a nota:
"Nós, mães, pais, familiares e cidadãos que não aceitam o silêncio diante de denúncias de abusos e maus-tratos contra crianças em uma creche particular de Nova Andradina, manifestamos nosso profundo repúdio à falta de posicionamento público daqueles que poderiam ajudar a dar visibilidade a essa causa.
É inadmissível que, diante de relatos tão graves envolvendo crianças, o assunto seja tratado como se não tivesse importância.
Também nos causa indignação o silêncio de influenciadores, pessoas públicas, autoridades e órgãos competentes que possuem alcance, voz e responsabilidade perante a sociedade.
Não estamos pedindo privilégios. Estamos pedindo atenção, transparência, investigação e proteção às crianças.
Crianças não têm voz para se defender sozinhas. Por isso, cabe aos adultos falarem, cobrar e exigir que todas as denúncias sejam devidamente apuradas e que, caso sejam confirmadas responsabilidades, as medidas cabíveis sejam tomadas.
A nossa manifestação não é contra pessoas.
É a favor das crianças.
Não queremos que esse caso seja esquecido.
Não queremos que o silêncio seja maior do que a voz das famílias.
Onde estão aqueles que levantam a voz por tantas causas?
Onde estão os órgãos que têm o dever de proteger nossas crianças?
Até quando teremos que cobrar atenção para que essa situação seja tratada com a seriedade que merece?
Hoje somos nós que estamos falando. Amanhã pode ser qualquer outra criança.
Criança merece proteção.
Criança merece respeito.
Criança merece ser ouvida".
Conselho Tutelar
Como já informado, o Nova News manteve contato com a coordenação do Conselho Tutelar de Nova Andradina, sendo que, uma nota foi encaminhada à redação narrando as primeiras providências adotadas:
"O Conselho Tutelar de Nova Andradina informa que recebeu uma denúncia acompanhada de vídeos e fotografias sobre possíveis situações de violação de direitos de crianças no estabelecimento Espaço Tia Lu.
Diante da gravidade dos fatos relatados, o órgão acionou a Polícia Militar e realizou uma diligência no local para averiguar a situação. Durante a vistoria, foram observadas e registradas as condições do ambiente e dos equipamentos utilizados pelas crianças. Após a ação, considerando os relatos da denúncia e as irregularidades constatadas no estabelecimento, o Conselho Tutelar encaminhou uma comunicação formal ao Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS), anexando todos os materiais recebidos e os registros feitos no local, para análise e adoção das providências cabíveis. O caso também foi formalmente encaminhado ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e à Delegacia de Polícia Civil para investigação.
O Conselho Tutelar reitera seu compromisso permanente em zelar pelo cumprimento integral dos direitos da infância e da juventude no município".
Polícia Civil
A equipe do Nova News também conseguiu, ainda no fim de semana, falar com o delegado Dr. Gustavo, da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Nova Andradina. Ele ressaltou que o caso será devidamente apurado:
"Da parte da Polícia civil, tomando conhecimento dos fatos formalmente, serão apuradas as circunstâncias da conduta dos responsáveis pela creche, sobretudo, os respectivos alvarás de funcionamento e demais autorizações dos poderes públicos".

A creche
Valorizando um dos princípios fundamentais do jornalismo, que é a imparcialidade, o Nova News procurou também, durante o fim de semana, os responsáveis pelo Espaço da Tia Lu, para que eles pudessem se manifestar sobre o caso. Uma nota foi encaminhada ao site, inclusive, comunicando a suspensão temporária das atividades:
"O Espaço Tia Lu informa que tem interesse no integral esclarecimento dos fatos recentemente divulgados nas mídias sociais e noticiados pelos órgãos competentes.
A instituição sempre pautou suas atividades pelo respeito, cuidado e dignidade das crianças sob sua responsabilidade e está à inteira disposição das autoridades para prestar todos os esclarecimentos necessários e colaborar com a apuração dos fatos.
Neste momento, por decisão própria, a instituição informa que suspenderá temporariamente suas atividades, enquanto são adotadas as providências necessárias para o esclarecimento da situação.
Por envolver crianças e fatos submetidos à apuração pelas autoridades competentes, o Espaço Tia Lu preservará a privacidade dos envolvidos e não se manifestará publicamente sobre aspectos específicos do caso".
ECA
Por envolver menores de 18 anos e em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Nova News preservou as imagens a fim de que não houvesse, da parte do site, a exposição dos frequentadores do espaço.
Imparcialidade
O Nova News segue à disposição de pais, mães, autoridades e da creche caso queiram se manifestar novamente ou adicionar novos elementos ao que já foi noticiado até agora.
Acompanhamento
Por envolver crianças, o padrão é que as apurações ocorram e segredo de justiça para que não haja a exposição dos menores, porém, o Nova News se compromete a, dentro do possível e observando a legislação vigente, acompanhar os desdobramentos do caso.