Publicado em 01/08/2023 às 12:30, Atualizado em 01/08/2023 às 14:40

Realização de cirurgias bariátricas em Nova Andradina é um grande avanço para a saúde da região, avalia médico

Dr. Diogo Castilho explica que os procedimentos são ofertados nas dependências do Hospital Cassems

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Dr. Diogo Castilho explica os principais pontos referentes às cirurgias bariátricas - Imagem: Acácio Gomes

Desde o ano de 2021, a unidade de Nova Andradina do Hospital da Caixa de Assistência ao Servidor do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) tem realizado cirurgias bariátricas e, nos últimos dias, o médico responsável pelos procedimentos, Dr. Diogo Castilho (CRM 6387 MS, RQE 4424), recebeu a equipe do site para falar sobre os procedimentos.

Vale destacar que as cirurgias bariátricas, até pouco tempo, não eram realizadas na região e que a implantação do serviço em Nova Andradina, na avaliação do especialista, representa um grande avanço na área da saúde para todo o Vale do Ivinhema, atendendo uma demanda que estava reprimida há muitos anos.

“Em 2021 foi feito pela Cassems o convite para iniciar o serviço em Nova Andradina e, para isso foi montada uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais de várias especialidades dentro da Medicina como Endocrinologia, Cardiologia, Anestesiologia e também de outras áreas como Nutrição, Psicologia e Enfermagem”, explica Diogo Castilho, que é médico, cirurgião-geral, pós-graduado em cirurgia bariátrica e gastroenterologia clínica.

Cb image default
Médico destaca a estrutura disponibilizada pelo Hospital Cassems para a realização dos procedimentos - Imagem: Acácio Gomes

Além de uma equipe altamente qualificada, Dr. Diogo também destaca a estrutura oferecida pelo Hospital Cassems de Nova Andradina, com centro cirúrgico moderno, bem equipado e com materiais de excelente qualidade. “Todas as cirurgias são realizadas por meio de videolaparoscopia, ou seja, através de pequenas incisões, de forma minimamente invasiva. Geralmente, o procedimento dura cerca de uma hora e meia. No mesmo dia o paciente já está andando e, no dia seguinte, ele já está em casa”, pontuou.

Diogo revelou que desde a implantação do serviço em Nova Andradina já são cerca de 100 paciente operados. “Há semanas em que fazemos dois ou três procedimentos, com uma média mensal de 10 cirurgias. Elas têm sido realizadas com sucesso, de forma tranquila com pós-operatório muito satisfatório”, disse ele.

O especialista pontuou, no entanto, que a cirurgia bariátrica não é um procedimento estético, mas sim uma intervenção para o tratamento da obesidade e o controle de suas consequências como diabetes; hipertensão; colesterol alto; problemas como dores na coluna, juntas e articulações; dificuldades de mobilidade e limitações em geral.

Cb image default
Dr. Diogo alerta que a cirurgia bariátrica não é um procedimento estético, mas sim uma intervenção para melhora da qualidade de vida - Imagem: Acácio Gomes 

“A cirurgia bariátrica proporciona uma melhora na qualidade de vida do paciente, porém, como todo procedimento cirúrgico, ela tem seus riscos, sendo que, os dois mais temidos são a trombose, que ocorre quando há formação de coágulos sanguíneos, e a fístula, que é quando ocorre o rompimento dos pontos cirúrgicos. Para reduzir as chances de complicações é fundamental que o paciente siga à risca as orientações da equipe e faça corretamente o acompanhamento no período pós-operatório”, alertou.

O médico pontuou que a cirurgia bariátrica exige comprometimento por parte do paciente para que os resultados sejam duradouros. “Não estamos falando de uma solução mágica, mas de um procedimento revolucionário que oferece uma oportunidade às pessoas que geralmente tentaram perder peso de outras formas e não conseguiram. A mudança na mentalidade de quem passa por essa cirurgia, sua reeducação alimentar, a adoção de hábitos saudáveis de vida e o acompanhamento constante por parte da equipe multidisciplinar são fundamentais”, detalha.

Dr. Diogo explicou que as cirurgias bariátricas no Hospital Cassems de Nova Andradina são realizadas de forma particular e também por meio de alguns convênios, porém, vale destacar que foi celebrada uma parceria com a Prefeitura de Nova Andradina para que pacientes da rede pública, que se enquadram nos critérios e que têm indicação médica para o procedimento, possam ser operados com custeio realizado 100% pelo município.

Vidas transformadas

Cb image default
Selma Brito - Imagem: Arquivo Pessoal

Uma das pacientes que se submeteu à cirurgia bariátrica realizada no Cassems de Nova Andradina é Selma Amaral de Brito, de 48 anos, residente no Distrito de Vila Amandina, no município de Ivinhema.

“Há uns quatro anos comecei aumentar meu peso e não conseguia diminuir. Tinha algumas comorbidades como pressão alta, apneia do sono e, devido ao excesso de peso surgiu também o diabetes. No ano de 2021, lendo uma matéria, vi que o Dr. Diogo estava atendendo aqui no Hospital Cassems e o procurei para uma consulta. Ele solicitou exames e orientou sobre como seria o processo para chegar à cirurgia.

Minha bariátrica foi realizada no dia 30/07/2022. Correu tudo bem e o Dr. Diogo foi muito cuidadoso e atencioso no pós-operatório, juntamente com a nutricionista, Dra. Melissa. Comecei o processo com 112 quilos e hoje, após quase um ano, estou com 75 quilos, com muita saúde e uma grande melhora na autoestima. Gratidão ao Dr. Diogo por ter vindo atender nossa região com seu ótimo trabalho de cirurgião bariátrico”, afirma ela.

Cb image default
Aline Diniz - Imagem: Arquivo Pessoal

Outra paciente que falou com nossa reportagem é Aline Diniz, de 33 anos, residente em Nova Andradina. “Fui a primeira paciente dessa parceria entre o Hospital Cassems e a Prefeitura Municipal. Operei em novembro de 2022 e minha recuperação foi excelente, não tive nenhum tipo de complicação, fui sempre bem atendida por toda a equipe da Secretaria de Saúde e também pelos profissionais do Cassems. Após a cirurgia, já emagreci cerca de 50 quilos, parei de tomar remédios para diabetes e pressão alta, dentre outros. Minha qualidade de vida melhorou muito”, revela.

Cb image default
Beatriz Melo - Imagem: Arquivo Pessoal

Beatriz Melo, de 30 anos, moradora em uma fazenda no município de Anaurilândia, também passou pela cirurgia bariátrica realizada pelo Dr. Diogo Castilho no Cassems de Nova Andradina e relata como tem sido essa experiência. 

“A decisão pela bariátrica veio depois de oito anos de um acidente que sofri. Fiquei com uma sequela em uma das pernas e o sobrepeso agravava ainda mais essa situação. Como acabei não conseguindo perder peso de outras formas, decidi pela cirurgia. Está completando dois meses que fui operada, perdi até agora mais de 22 quilos e posso afirmar que minha vida já outra. Minha perna não incha mais, não dói mais. Tenho recebido todo o suporte da equipe do Hospital Cassems e sei que estou apenas começando a colher os frutos desse procedimento”, testemunha ela.

Celia Bernardo de Oliveira, de 57 anos, moradora de Nova Andradina, também relata como se sente após passar pela cirurgia bariátrica. “Quero primeiramente agradecer a Deus por colocar na minha vida esta equipe maravilhosa composta pelo cirurgião, Dr. Diogo, pela nutricionista Dra. Melissa, e também pela endocrinologista, cardiologista, psicóloga... agradeço a toda equipe, ao município, através da Secretaria Saúde e ao Hospital Cassems. Eu era diabética, hipertensa, asmática e hoje não faço mais uso de insulina nem de remédio para pressão. Minha asma está controlada e só tenho a agradecer a todos”, relata a paciente que foi operada há dois meses e que, nesse período passou de 104 quilos para 83 quilos.

Cb image default
Celia Oliveira - Imagem: Arquivo Pessoal

Grande conquista

“Reafirmo que a implantação do serviço de cirurgias bariátricas em Nova Andradina representa uma grande conquista para a saúde de toda a região. Eu e a equipe somos testemunhas da transformação na vida das pessoas atendidas. Isso é muito gratificante”, finaliza Dr. Diogo Castilho.

Mais informações

O Hospital Cassems de Nova Andradina fica na Rua Walter Hubacher, 748, centro, telefone (67) 3499-0700. Consultas eletivas podem ser agendadas pelo WhatsApp (67) 9 9168-5672.

Além de atender no Hospital Cassems de Nova Andradina, Dr. Diogo Castilho atua também como cirurgião geral e bariátrico em Dourados e é vereador naquela cidade. Para saber sobre suas áreas de atuação, basta seguir o perfil @dr.diogocastilho no Instagram. 

Cb image default
Dr. Diogo Castilho e sua equipe se colocam à disposição para tirar dúvidas sobre as cirurgias bariátricas - Imagem: Acácio Gomes
Cb image default
Procedimentos são realizados com alta tecnologia nas dependências do Hospital Cassems de Nova Andradina - Imagem: Acácio Gomes 

PUBLICIDADE

Cb image default
Cb image default