Em visita ao Nova News, professoras de Moçambique falam sobre formação no IFMS de Nova Andradina

Imagem: Acácio Gomes / Nova News
Carregando...

Imagem: Acácio Gomes / Nova News
Nesta quarta-feira (28), as professoras de Moçambique, Adriana Roque, Rosita Augusto e Argentina Sele, acompanhadas da diretora-geral do campus de Nova Andradina do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Débora Ocon, e da professora da área de Ciências Agrárias, Marcela Silva Carvalho, visitaram a redação do site Nova News para uma entrevista especial sobre a cooperação entre o Brasil e Moçambique com a finalidade de promover a troca de experiências na área agrícola.
Durante a entrevista, Débora explicou que a cooperação é coordenada pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), em parceria com a Secretaria de Estado do Ensino Técnico Profissional de Moçambique (SEETP), sendo voltada ao fortalecimento da educação profissional e tecnológica em áreas estratégicas para o desenvolvimento socioeconômico de Moçambique.
Conforme divulgado pelo próprio IFMS, em sua página, a oferta do curso foi em formato híbrido, com total de 140 horas de formação, combinando metodologias de ensino presencial e virtual para maximizar o aprendizado e a interação entre os participantes.
A etapa virtual foi dividida entre atividades síncronas e assíncronas, abordando temáticas como Metodologias de Ensino, Mecanização Agrícola, Sistema de Irrigação, Análise dos Solos, Fertilização e Produção de Compostos Orgânicos, Processamento de Cereais, Frutas e Leguminosas e Controle de Pragas e Doenças.

Já a etapa presencial, realizada desde o mês de setembro, possibilitou que os formadores moçambicanos realizassem atividades práticas, tivessem contato com tecnologias aplicadas ao contexto de seu país de origem e experimentassem metodologias ativas de ensino sob o acompanhamento dos docentes brasileiros.
Com relação às professoras moçambicanas que estiveram em Nova Andradina, Adriana Roque, ressalta que a formação no IFMS ampliou significativamente seu conhecimento. Rosita Augusto também aponta as parcerias do IFMS com empresas como diferencial, e relata que aprendeu muito com a formação, não só na área agrícola. Argentina Sele, por sua vez, afirma que a experiência no Campus Nova Andradina lhe permitiu reconhecer a importância das parcerias entre as instituições de ensino técnico-profissional e o setor produtivo.
Elas disseram que, além dos conteúdos específicos da formação, também puderam vivenciar experiências humanas incríveis. Elas acharam o povo nova-andradinense muito acolhedor e até provaram a aprovaram o famoso tereré, bebida típica de Mato Grosso do Sul e que é considerada patrimônio imaterial e cultural do Estado.
Na avaliação da professora da área de Ciências Agrárias do IFMS Nova Andradina, Marcela Silva Carvalho, essa experiência fortalece o processo de internacionalização e amplia as oportunidades de troca de conhecimentos, experiências e culturas.
Para a diretora-geral do campus de Nova Andradina IFMS, Débora Ocon, essa cooperação foi um momento muito especial e muito positivo para todos os envolvidos neste intercâmbio. "Aqui em Nova Andradina recebemos Adriana Roque, Rosita Augusto e Argentina Sele, mas, ao todo, foram mais de 70 profissionais moçambicanos que tiveram essa mesma oportunidade em diferentes instituições brasileiras e que, a partir de agora, serão multiplicadores de práticas agrícolas sustentáveis e adaptadas ao contexto daquele país", explicou.
Veja abaixo a entrevista completa: