Buscar

Nova Andradina está entre as três cidades com mais denúncias eleitorais em Mato Grosso do Sul

Cb image default
Imagem: Reprodução TRE-PE

Desde o início da campanha para as eleições de prefeitos e vereadores, que completou 29 dias nesta sexta-feira (13), a Justiça Eleitoral recebeu 421 denúncias sobre campanhas irregulares nas ruas e na internet em Mato Grosso do Sul. 

Conforme reportagem do Campo Grande News, entre os municípios, Nova Andradina se destaca, com 39 denúncias registradas até agora, se posicionando como uma das cidades com maior número de reclamações no estado.

O levantamento, feito com base nas estatísticas do aplicativo Pardal, revela que a média de denúncias no estado é de 14 por dia. A propaganda eleitoral começou em 16 de agosto e pode ser realizada até dia 5 de outubro, véspera do domingo de votação. 

Ainda conforme o portal, Campo Grande lidera o número de denúncias, com 81 registros, seguida por Jardim, com 70. Nova Andradina aparece logo em seguida com seus 39 registros, superando cidades como Dourados (25), Bela Vista (22) e Bodoquena (21). Em outros municípios, as denúncias ficam abaixo de 20, sendo que a maioria deles tem menos de cinco queixas.

A maior parte das denúncias em Nova Andradina e no estado se refere a candidatos ao cargo de vereador. No total em MS, foram 193 denúncias contra esses candidatos, enquanto 146 reclamações foram direcionadas a candidatos a prefeito. Além disso, 77 denúncias envolvendo partidos, coligações e federações, e apenas cinco registros foram contra candidatos a vice-prefeito.

Do total de denúncias feitas no Mato Grosso do Sul, 83% estão relacionadas a diversos tipos de irregularidades nas campanhas, enquanto 17% dizem respeito à propaganda eleitoral na internet. Em todo o Brasil, a Justiça Eleitoral já contabilizou 36.691 denúncias, sendo a maior parte delas na região Sudeste.

Como denunciar – Para quem quiser denunciar irregularidades, o aplicativo Pardal está disponível para download no Google Play e na App Store. Por meio da plataforma, qualquer cidadão pode fazer uma notificação anônima ou declarada e enviar fotos, vídeos e áudios como provas das infrações. O Pardal também oferece orientações sobre o que é permitido durante o período.

Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.