Nos últimos meses, milhares de brasileiros descobriram as vantagens dos pedidos pela internet. Por conta disso, o mercado de delivery cresce no Brasil, e os empresários estão otimistas com um possível aumento nos próximos anos.
De acordo com pesquisas da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), do ano passado para cá, 91% dos internautas do país fizeram compras pela internet.
Cada vez mais habituados com o ambiente virtual para as compras e as facilidades que sites e aplicativos oferecem, esse é um comportamento que tem tudo para permanecer no cenário pós pandemia.
Isolamento social alavancou o crescimento de setores
O sistema de pedidos pela internet não é uma novidade. Muitas pessoas já optavam por fazer suas compras por meio deste canal.
Porém, o isolamento social e a impossibilidade de ir até uma loja para fazer compras acelerou a entrada de novos consumidores, que até então, não tinham vivido esse tipo de experiência.
Uma vez que aplicativos e sites de pedidos são desenvolvidos de modo que o consumidor consiga encontrar o que deseja intuitivamente, não foi difícil para esses novos usuários se habituassem com os pedidos virtuais.
Por outro lado, enquanto o isolamento social incentivou o aumento no consumo de alguns setores, foi responsável também pela queda nas compras de outros.
As viagens e a compra de ingressos, por exemplo, caíram vertiginosamente. Afinal, as restrições de mobilidade e aglomeração fizeram com que o mercado parasse completamente.
O setor em números
Ainda segundo a pesquisa da CNDL e do SPC Brasil, os números conseguem fornecer um panorama bem realista do crescimento do mercado de delivery no Brasil.
O setor com maior aumento no consumo foi o delivery de alimentos, que cresceu mais de 24% entre 2019 e 2021.
O aumento desse setor justifica-se pela presença de aplicativos de delivery, como o Rappi, que facilitam os pedidos dos consumidores.
De fato, somente o aplicativo de entregas Rappi teve um crescimento na demanda de 121% em 2020, considerando a Grande São Paulo.
Pedidos em apps de delivery também ajudaram no aumento da quantidade média de compras, que em um ano aumentou de 7 vezes para 8,5 vezes.
O que os brasileiros mais consomem via delivery
Pedidos de alimentos são os grandes responsáveis pelo aumento nas compras online pelos brasileiros. Porém, existem outros produtos e serviços que experimentaram aumento nas vendas entre 2019 e 2021.
Streaming de filmes e séries, compras de supermercado e aquisição de cursos, isoladamente, cresceram mais de 10% na demanda.
Outros mercados como vestuário e calçados, eletrônicos e cosméticos, se mantiveram com uma boa média de vendas e, em alguns casos, aumentaram os índices.
A tendência para os próximos anos
Criar novos hábitos, em uma só pessoa, não é das tarefas mais simples. Quando falamos de uma sociedade inteira, esse desafio é ainda maior.
A partir do momento que os brasileiros foram obrigados a buscar soluções diferentes para consumir, um novo hábito foi criado: as compras online.
Na prática, quem já comprava pela internet, encontrou ainda mais motivos para fazer pedidos online.
Quem ainda não tinha vivido essa experiência, foi “obrigado” a testar as compras pela internet e, em muitos casos, o resultado foi positivo.
Por conta disso, existe uma tendência para que o delivery continue presente (e até aumente) na rotina das pessoas, mesmo com a população imunizada e o cenário de pandemia chegando ao fim.
Afinal, após contar com uma solução que dá mais praticidade para o dia a dia, abandonar esse novo hábito não será tão simples assim.
Sem dúvida, uma boa notícia, que mantém a economia aquecida, gerando novos empregos – na pandemia e fora dela. Fique por dentro das tendências digitais, Pense Fora da Caixa.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.