“Tabuleiro de Xadrez – Cenário Político de Nova Andradina"
Ronan Fernandes de Arruda
Graduado em Matemática
Pós Graduado em Educação Matemática
Mestrado em Matemática Aplicada
Empresário
Entenda quem é o Rei, A Rainha, Os Bispos, os Cavalos, as Torres e os Peões nesta corrida
Nos últimos dias tem-se visto a grande movimentação politica na corrida pela cadeira no poder executivo do município de Nova Andradina/MS. Nesta corrida tem-se nomes bem conhecidos e nomes mais novos que tem surgido nas pesquisas eleitoras, ditas como previas.
1 Dra. Dione Hashioka UB
2 Dr Leandro Fedossi PSDB
3 Arion Aislan PL
4 Roberto Hashioka UB
5 Júlio Castro PRB
6 Milton Sena PDT
7 Marcos Dan PT
8 Vicente Lichot
9 Ernandes Ortiz
Todos os dados que refere-se as posições ocupadas por cada pré-candidato foram retirados da pesquisa do site oficial https://rankingpesquisa.com.br/noticias/eleicoes-2024-pesquisa-ranking-aponta-os-favoritos-em-nova-andradina/. Realizada no período de 15 a 17 de novembro de 2023.
Neste cenário, observa-se a conhecida Dione Hashioka - ex deputada estadual, que aparece em primeiro lugar na corrida para o Paço Municipal. O Dr Leandro Fedossi – vereador e presidente da Casa de Leis, que hoje ocupa o segundo lugar nas pesquisas. Tem-se o vereador Arion Aislan, hoje filiado ao PL – partido do ex presidente da República, Jair Bolsonaro. Entre outros, como por exemplo o ex prefeito e atual Deputado Estadual – Roberto Hashioka – UB, o atual vice-prefeito Milton Sena – PDT. E nomes que vem surgindo nas pesquisas, como por exemplo, o atual Secretario de Infraestrutura Julio Castro – PRB, o ex vereador e atual secretário de comunicação Vicente Lichot, o Ernandes Ortiz – que já foi Secretario do meio ambiente e também da saúde no município e por último o empresário Marcos Dan – PT.
Sendo que os únicos nomes que se pode afirmar serem de uma ideologia com mais tendencia a esquerda, os nomes de Marcos Dan e Vicente Lichot. “O que poderiam unir-se numa aliança para a corrida ao executivo, o que seria mais provável”.
Agora conjecturando nas possíveis dobradinhas, temos 03(três) cenários favoráveis:
1. OPOSICÃO – ao item 2 e 3;
2. Base do Governo Municipal;
3. Base do Governo do Estado.
Analisando o primeiro cenário, temos os nomes do Roberto e Dione Hashioka, que dificilmente montariam uma chapa pura, tendo em vista que estão no mesmo partido – Uniao Brasil. Sendo que, saindo desta frente e partindo para uma união partidária, e colocando o nome do atual Deputado Estadual Roberto Hashioka, como hábil na articulação política, poderia buscar apoio Milton Sena, Arion Aislan e Leandro Fedossi. Podendo qualquer um ser seu vice prefeito. Mas temos que nos atentar ao grupo política e também seus aliados. Por exemplo, Dr Leandro hoje e o principal pré-candidato a Prefeito do partido do Governador do Estado aqui em Nova Andradina, o que poderá não aceitar o convite para ser vice. Nesta dobradinha dois nomes seriam os mais viáveis, Milton Sena, devido sua grande articulação politica e seu grupo – ressaltando que, seria o mais bem montado para concorrer as cadeiras do Legislativo., pois montariam uma frente de coalisão muito forte com a Base do governo Municipal, devido ambos os partidos, UB e PDT, terem nomes fortes para concorrerem a uma cadeira no Legislativo. Agora temos a aliança com o Partido Liberal tendo a frente o nome do vereador Arion Aislan, homem de confiança de Hashioka, pois já foi seu secretário de finanças, mas, talvez teria a rejeição do grupo do PL – Partido Liberal no município, que atualmente é composto por empresários e pecuaristas.
Continuando no primeiro cenário, mas colocando a frente a ex Deputada Dione Hashioka como pré-candidata a prefeita, a conjectura dar-se-á assim:
1. Dione e Arion;
2. Dione e Dr Leandro;
3. Dione e Milton Sena.
Nesta primeira dobradinha, Dione e Arion, seria uma dupla com aceitação impar nas urnas, pois esta união partidária, colocaria Dione – primeira nas pesquisas e Arion – terceiro nas pesquisas rumo a cadeira do executivo. Mesmo sabendo que o candidato a vice do PL, não tem uma base forte em seu partido PL no município, pois não se observa nomes relevantes para o legislativo, o que ajudaria no impulsionamento dos votos nas urnas. Mas acredita-se no apoio massivo dos eleitores do ex prefeito Hashioka, que nas últimas eleições acumularam nas urnas 9.240 votos. Ressaltando que Dione Hashioka foi candidata a deputada federal nas ultimas eleições, demonstrando que tem ótima aceitação nas urnas em Nova Andradina, 8495 votos.
Outra opção de dobradinha será Dione e Dr Leandro, nomes fortes, tendo em vista que Dione já tem uma base solida de votos em Nova Andradina, e Dr Leandro tem o apoio do governo do Estado. Basta saber se está dobradinha seria viável ao PSDB ou teria a aprovação do então presidente do partido Reinaldo Azambuja.
E por último, e não menos importante, a dobradinha Dione e Milton Sena, ressalta-se que Milton já foi vice prefeito por duas vezes. Tem um partido consolidado e com nomes expressivos para buscar cadeiras no Legislativo.
Nas duas conjecturas feitas com os nomes Hashioka, na corrida para o executivo, vale enfatizar que Uniao Brasil e Partido Democrático Trabalhista, formariam um time que disputariam no mínimo 5(cinco) cadeiras no legislativo.
Mencionando agora os novos nomes que surgiram para o executivo ou mais popularmente conhecido como a cadeira do prefeito, temos o item 2 e 3, citados acima.
1. Dr Leandro e Arion
2. Dr Leandro e Milton Sena
3. Dr Leandro e Dione
4. Dr Leandro e Júlio Castro
Em primeiro lugar vamos analisar a base do governo do Estado, que hoje é representado pelo médico e vereador Leandro Fedossi – PSDB. Um nome que tem demonstrado uma forte liderança política, pois tramita efetivamente bem com o prefeito e os 12 vereadores na casa de leis, levando harmonia entre os poderes. Tramita com muita facilidade nas varias camadas sociais da cidade. Diante disto, acredita-se que o governo do Estado, através de seus representantes tem trabalhado nos bastidores para efetivarem um nome dos citados acima para ser seu vice, na corrida eleitoral deste ano.
• Dr Leandro e Arion - nomes que remetem a renovação no executivo. Mesmo que tenhamos uma dupla que aparecem em 2º e 3º lugar nas pesquisas, sua inexperiência na formação de grupos para uma disputa eleitoral, desfavorece em muito a eleição da dupla. O que também ressalta um modelo novo de buscar os votos, através das redes sociais. Arion com sua experiência no executivo, pois ao longo dos anos, já pode acumular experiencias como Secretario do Meio Ambiente, Secretario de Finanças, Secretario de Saúde e por último está Vereador.
• Dr Leandro e Milton Sena – caso sejam eleitos, Milton Sena iria manter na cadeira de vice prefeito. Devido sua larga experiencia na organização de uma campanha política, e o seu organizado grupo politico na corrida para o legislativo, facilitariam uma busca pelos votos.
• Agora Dr Leandro e Dione, dois nomes com muita aceitação dos eleitores de Nova Andradina. Nesta corrida, dependeria apenas as bençãos do Governo do Estado e da família Hashioka.
• E por último, Dr Leandro e Júlio Castro. O primeiro que tem as bençãos do Governo do Estado e o segundo as bençãos do governo do município. Também dois nomes novos na política do município que tem aceitação louvável nas varias camadas sociais. Cada um demonstrando suas competências para ajudar o município crescer. Vale ressaltar que apenas necessita da aprovação do atual prefeito para esta aliança consolidar.
O pré-candidato a prefeito Arion Aislan – PL, é a zebra nesta corrida, pois não é o candidato do Governo Municipal, não é o candidato do Governo do Estado e muito menos histórico de oposição a ambos citados anteriormente. Este tramita em todas as esferas politicas e sociais. Nome forte, mas que dificilmente estaria como cabeça na corrida para o executivo. Podendo apenas compor sua chapa com os seguintes candidatos:
1. Arion e Milton Sena;
2. Arion e Marcos Dan;
3. Arion e Vicente Lichoti; e
4. Arion e Ortiz
Sendo a composição mais forte seria a primeira conjectura, Arion e Milton, pois iria unir experiencia administrativa no executivo com a vasta experiencia de articulação política que Milton traz.
Para a base do governo municipal, tem o nome do Eng. Civil Júlio Castro – PRB, que atualmente está secretario de Infraestrutura no município. Nome novo na política, traz bom relacionamento com o legislativo, empresários e pecuaristas. Mas busca apoio popular através do apoio do prefeito Gilberto. Mesmo aparecendo abaixo nas pesquisas, tem visto um crescimento significativo, após suas aparições nas redes sociais. As possíveis alianças são:
1. Julio e Arion;
2. Julio e Dr Leandro;
3. Julio e Milton Sena;
4. Julio e Ortiz;
5. Julio e Marcos Dan;
6. Julio e Vicente.
A dobradinha que poderia despontar seria a primeira Júlio e Arion, pois ambos trazem uma nova cara para a politica de Nova Andradina, ambos com vastas experiencia na administração pública, o que iria favorecer em muito para o desenvolvimento da nossa região. E também se ressalta que Júlio tem como apoio a base do governo municipal. Tendo em vista, que ambos pecam em não ter habilidades de montar grupo politico para o enfrentamento das ruas em período eleitoral. Arion na ultima eleição, teve mais de 900 votos nas urnas para vereador, acredita-se que, devido sua atuação nas secretarias que teve presente no passado. Eleição para Prefeito e totalmente diferente para vereador, a priori.
A junção dos grupos do Município e do Estado, Júlio e Dr Leandro, vai além do dialogo entre ambos. Mas são hipóteses que não podem ser descartadas, pois ambos os governos tem excelentes diálogos abertos, pois o governo do Estado tem investido muito em Nova Andradina. Basta saber se o PSDB aceitara ser vice-prefeito na sétima economia do Estado.
Júlio e Milton Sena, valem as mesmas analises anteriores.
Júlio e Marcos Dan ou Júlio e Ortiz ou Julio e Vicente. Vicente e Ortiz fizeram parte da base do governo municipal e estão com candidaturas independentes à prefeito. A única chapa que iria compor de forma muito plural nos dias atuais seria a Júlio e Marcos Dan – PT, pois haveria muitas controversas para a administração publica do município, pois as características dos eleitores são muito distintas, o que poderia prejudicar a dobradinha na corrida eleitoral.
Ernandes Ortiz nos dias atuais conseguiria apenas fazer aliança:
1. Ortiz e Marcos Dan;
2. Ortiz e Vicente Lichot.
O atual vice-prefeito Milton Sena, dificilmente sairia em favor desta corrida a cadeira do executivo, nesta chapa, devido os números apresentados nas recentes pesquisas, quando colocado Ortiz como prefeito.
Para finalizar a analise, temos Vicente Lichot e Marcos Dan, estes casos não encaixem como vice com os outros candidatos, saíram numa dobradinha, basta saber quem sairá na cabeça como candidato à Prefeito.
Dados complementares:
População de Nova Andradina - 2022 48.563
Eleitores de Nova Andradina 33.434
Compareceram nas urnas em 2022 24.419 (73,19%)
Últimas eleições para Prefeito – 2022:
Gilberto Garcia - PL 11.139 (47,7%)
Roberto Hashioka - PSDB 9.240 (39,57%)
Omar - PSL 1.563 (6,69%)
Tadao - PT 802 (3,43%)
Moammar 608 (2,60%)
Somente Roberto Hashioka, hoje no UB, aparece na corrida para o Executivo. Até o momento não apareceu despontando nas pesquisas, ficando atrás de pelo menos 3 pré-candidatos a prefeitos.
Nos bastidores políticos ficam claros que os partidos: PDT, PSDB, UB e PRB são os únicos partidos que somam grandes nomes para disputarem cadeiras no legislativo. O que podem favorecer no momento das alianças.
As opiniões expressas nesta coluna não representam necessariamente a opinião do jornal.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.