Buscar

Primeiro implante de biomonitor cardíaco do interior de MS é realizado no Hospital Cassems de Nova Andradina

Cb image default
Profissionais envolvidos no procedimento mostrando um exemplar do dispositivo. O biomonitor que foi implantado no paciente vem lacrado e só foi aberto no momento da cirurgia - Imagem: Acácio Gomes 

O primeiro implante de biomonitor cardíaco do interior de Mato Grosso do Sul foi realizado na tarde do dia 30 de dezembro de 2022 na unidade de Nova Andradina do Hospital Cassems. Até então, procedimentos similares haviam ocorrido apenas na Capital, Campo Grande -- Precisando de assessoria de imprensa? Acesse www.acaciojornalista.com.br ou siga @acaciojornalista no Instagram e saiba mais.

A colocação do dispositivo foi realizada pelo cirurgião cardíaco Dr. João Luiz Itagiba Fonseca em um paciente jovem, beneficiário da Cassems, encaminhado pela cardiologista, Dra. Thais Maia, que acompanhou o procedimento. O técnico da Infity, empresa representante no Estado da Biotronik, que é a fabricante do equipamento, Alessandro Ribeiro, esteve presente.

Cb image default
O biomonitor é um aparelho implantado cirurgicamente para leitura da atividade elétrica do coração - Imagem: Acácio Gomes

“O biomonitor é um dispositivo moderno, de tecnologia alemã, que grava de forma contínua o ritmo cardíaco e que é implantado sob a pele no lado esquerdo do tórax, mediante uma pequena incisão e com aplicação de anestesia local”, detalha Dr. João.

Esse equipamento - com vida útil garantida pela fabricante de cinco anos - detecta automaticamente possíveis irregularidades e armazena os dados que podem ser captados por um aparelho leitor disponível no hospital mediante a aproximação de um terminal junto ao peito da pessoa que recebeu o dispositivo.

Procedimento foi realizado no centro cirúrgico do Hospital Cassems em Nova Andradina - Imagens: Acácio Gomes

“Além disso, o paciente conta ainda com um aparelho similar a um controle remoto compacto que ele pode carregar sempre consigo e com o qual ele pode forçar uma gravação a qualquer momento caso tenha algum tipo sintoma decorrente de sua patologia”, acrescenta o técnico da Infity Biotronik, Alessandro Ribeiro.

Dr. João afirma que o implante permite à pessoa que o recebeu ter uma vida normal, sem qualquer tipo de restrição, o que faz do equipamento um leitor fiel do ritmo cardíaco do paciente sob diferentes condições do dia a dia.

Cb image default
Espécie de controle permite ao paciente forçar uma gravação no dispositivo a qualquer momento caso perceba algum sintoma - Imagem: Acácio Gomes

Sobre a indicação para que o jovem fosse submetido ao procedimento, Dra. Thais Maia explicou que ele apresenta sintomas intensos como palpitação, falta de ar, suor frio, tontura, que, segundo ela, são indícios sugestivos de arritmia.

“Ele relata episódios breves nos quais geralmente não dá tempo de vir ao hospital, pois já durante o deslocamento até a unidade, os sintomas desaparecem. Optamos então pelo holter, que é um aparelho externo colocado no paciente por 24 horas para diagnosticar possíveis arritmias, porém, como a manifestação desse mal-estar não ocorre todos os dias, nada foi captado”, pontua ela.

Cb image default
Técnico da Infity, empresa representante no Estado da Biotronik, Alessandro Ribeiro; cardiologista Dra. Thais Mais e o cirurgião cardíaco Dr. João Luiz Itagiba Fonseca - Imagem: Acácio Gomes

Ainda nas palavras da médica, mediante a realização de eletrocardiograma foram encontradas algumas alterações, porém, nada específico que pudesse colaborar com um diagnóstico preciso. 

“Então, em conversa com o Dr. João Luiz optamos pelo biomonitor que, certamente, nos dará dados concretos para que possamos diagnosticar e tratar o paciente de forma adequada”, afirma Dra. Thais.

Dr. João Luiz revelou estar satisfeito com a realização do procedimento, que significa um avanço relevante para a Cardiologia do interior do Estado, tanto em termos de clínica e cirurgia, quanto para diagnósticos e tratamento.

Tanto na avaliação dos médicos envolvidos no procedimento, quanto do gerente local do hospital, Eliezer Branquinho, o fato de o primeiro implante de biomonitor do interior do Estado ter ocorrido em Nova Andradina é um marco para Cardiologia na região e um reflexo da preocupação da gestão do presidente da Cassems, Ricardo Ayache, em investir em melhorias e inovações.

“Nos últimos anos temos conseguido melhorar muito nosso hospital, trazendo até Nova Andradina diversos atendimentos e procedimentos que antes estavam disponíveis apenas em outros centros, evitando dessa forma que a população de todo o Vale do Ivinhema precise sair de perto de casa para ter acesso a uma saúde de qualidade”, finaliza Eliezer.

O Hospital Cassems de Nova Andradina fica na Rua Walter Hubacher, 748, centro, telefone (67) 3499-0700. Consultas eletivas podem ser agendadas pelo WhatsApp (67) 9 9168-5672.   

Cb image default
Cb image default
Unidade de Nova Andradina do Hospital Cassems tem se tornado cada vez mais referência no interior de Mato Grosso do Sul - Imagens: Acácio Gomes

PUBLICIDADE

Cb image default
Cb image default

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.